Dica de História – Europa: desmontagem do passado x aposta no futuro. Caiu no Enem.

paraestudar

Em dezembro de 1998, um dos assuntos mais veiculados nos jornais era a moeda única europeia. O enunciado traz uma notícia sobre o assunto. O texto destaca dois momentos distintos: a “desmontagem de estruturas do passado” e a “ousada aposta no futuro”.

O nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1 de janeiro, é possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanhas, à libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética.

Enquanto todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no futuro e uma prova da vitalidade da sociedade europeia. A “Euroland”, região abrangida por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, tem um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente a quase 80% do americano, 289 milhões de consumidores e responde por cerca de 20% do comércio internacional. Com este cacife, o Euro vai disputar com o dólar a condição de moeda hegemônica.

Gazeta Mercantil, 30 dez. 1998.

A questão se concentra na “desmontagem das estruturas do passado”, que pode ser entendida como o fim da Guerra Fria, período de inquietação mundial que dividiu o mundo em dois blocos ideológicos opostos. A referida “desmontagem” engloba os acontecimentos do passado listados no texto, relacionados aos conflitos decorrentes da rivalidade entre a ideologia capitalista e a ideologia socialista, após a Segunda Guerra Mundial. A referência à adoção do Euro como moeda única da Comunidade Europeia, além de destacar o potencial econômico do bloco, evidencia seu caráter de “aposta no futuro”, possivelmente mais importante do que a “desmontagem do passado”.
supletivoIUB

Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *