Dica de Sociologia – Desigualdade social no Brasil. Caiu no Enem.

paraestudar

Leia o seguinte texto:
“O Brasil, por suas características de crescimento econômico, e apesar da crise e do retrocesso das últimas décadas, é classificado como um país moderno. Tal conceito pode ser, na verdade, questionado se levarmos em conta os indicadores
sociais: o grande número de desempregados, o índice de analfabetismo, o déficit de moradia, o sucateamento da saúde, enfim, a avalanche de brasileiros envolvidos e tragados num processo de repetidas migrações (…).”

(Adap.Valin. Migrações: da perda de terra à exclusão social. SP. pág.50. Atuali.1996).

A questão ressalta que, analisando os indicadores sociais citados no texto, é possível afirmar que “os trabalhadores brasileiros não qualificados engrossam as fileiras dos excluídos”. O texto remete à desigualdade social, característica histórica e social marcante no Brasil. Apesar dos processos de industrialização, urbanização e crescimento econômico, parcela considerável da população fica à margem desses avanços e representa “os excluídos”.
supletivoIUB

Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *