Dica de Filosofia

paraestudarDica de Filosofia – Aspectos essenciais ao racionalismo moderno: experiência e observação. Caiu no Enem.

A questão compara ideias de dois grandes pensadores e cientistas: Nicolau Copérnico e Leonardo da Vinci. Ambos
conviveram em um período de perseguição e limitação máxima da autonomia científica por pressão da Igreja Católica. Os textos indicam a importância de se construir um conhecimento que possa ser calculado, praticado e experimentado com base em preceitos matemáticos e demonstráveis – o que evitaria também a intervenção da igreja em assuntos da esfera científica. O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é “a importância da experiência e da observação”.

Leia trechos dos textos-referência
Texto I

(…) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. (…) Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. Revolutionibus orbium caelestium.)

Texto II

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (Leonardo da Vinci. Carnets)

supletivoIUB

Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *