Dica de Geografia

paraestudarDica de Geografia – Nas florestas tropicais, a fertilidade do solo depende da cobertura vegetal. Caiu no Enem.
 
Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes é armazenada nas folhas que caem sobre o solo, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra se torna rapidamente infértil. (CORSON, Walter H. Manual Global de Ecologia. 1993)
 
No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, este fato é explicado pela: “rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores”. Isto significa que os nutrientes minerais necessários para a fertilização do solo das florestas tropicais encontram-se na biomassa vegetal, formada pelas folhas que caem. A rápida reciclagem desses nutrientes, decompostos pelos microrganismos do solo e reabsorvido pelas árvores, garante o equilíbrio necessário à manutenção da floresta.

supletivoIUB
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *