Dica de Geografia – Acontecimento histórico pode mudar Cartografia. Caiu no Enem.

paraestudar
 
Um quadrinho publicado na revista “Newsweek” em 23/9/1991 ilustra o desespero dos cartógrafos para desenhar o novo mapa-múndi diante das constantes mudanças de fronteiras. Nele, enquanto um dos profissionais está terminando a produção de um mapa, outro vem anunciar: “Mais uma correção”.
Levando em consideração o contexto da época em que a charge foi publicada, a questão evidencia que dentre as alternativas, a frase que melhor completa o texto da fala, propondo outra correção no mapa, é: “O Casaquistão acabou de declarar independência”. Isto porque a charge foi publicada em 1991, durante o processo de desintegração da União Soviética. A crise do socialismo favoreceu modificações na cartografia, principalmente do Leste Europeu. Algumas das principais ocorreram por causa do fim da União Soviética, demarcando novas fronteiras entre os países. O Casaquistão era uma das 15 ex-repúblicas soviéticas, que se tornaram países independentes com a desagregação da União Soviética.
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *