Dica de Sociologia – Caiu no Enem

paraestudar
Dica de Sociologia – O índio na atual civilização brasileira. Caiu no Enem.
 
Os textos de Terena e Jaguaribe referem-se à integração do índio à chamada civilização brasileira.
 
I – “Mais uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e até fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil não pode suportar esse ônus. (…) É preciso congelar essas ideias colonizadoras, porque elas são irreais e hipócritas e também genocidas. (…) Nós, índios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos nossos costumes.” (Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na ONU e fundador das Nações Indígenas, Folha de S. Paulo, 31 de agosto de 1994).
 
II – “O Brasil não terá índios no final do século XXI (…) E por que isso? Pela razão muito simples que consiste no fato de o índio brasileiro não ser distinto das demais comunidades primitivas que existiram no mundo. A história não é outra coisa senão um processo civilizatório, que conduz o homem, por conta própria ou por difusão da cultura, a passar do paleolítico ao neolítico e do neolítico a um estágio civilizatório.” (Hélio Jaguaribe, cientista político, Folha de S. Paulo, 2 de setembro de 1994).
 
Pode-se afirmar, segundo os textos, que: “Terena defende que a sociedade brasileira deve respeitar a cultura dos índios; e Jaguaribe acredita na inevitabilidade do processo de aculturação dos índios e de sua incorporação à sociedade brasileira”.
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *