Dica de Interpretação de Texto – Usos da palavra “SE”: Reciprocidade X Reflexividade. Caiu no Enem.

paraestudar
Dica de Interpretação de Texto – Usos da palavra “SE”: Reciprocidade X Reflexividade. Caiu no Enem.
 
A questão apresenta quadrinhos. Inicia com a fala da personagem Mafalda: “Eu gosto do Natal porque as pessoas se amam muito mais”. E a outra personagem, para surpresa de Malfalda, complementa: “Como fico feliz!
Quer dizer que você se ama muito mais no Natal? Eu, então, você nem imagina o quanto eu me amo no Natal”. A questão propõe que, observando as falas das personagens, seja feita a análise do emprego do pronome SE e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome SE: “na fala da personagem Mafalda indica reciprocidade (todos se amam, uns aos outros); e na fala da outra personagem, o pronome SE indica reflexividade (a ação é reflexiva; se volta para si mesma). Portanto, o pronome SE é analisado como recíproco, quando a ação é mútua entre sujeitos diferentes; e o pronome SE é considerado reflexivo, quando a ação do sujeito reflete sobre si mesmo.
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *