Dica de Biologia – Bula de uma embalagem de antibiótico. Caiu no Enem.

paraestudar
Dica de Biologia – Bula de uma embalagem de antibiótico. Caiu no Enem.
 
Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: “O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana”. Essa afirmação permite concluir que o antibiótico:
 
a) Impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.
 
b) Altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos.
 
c) Dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
 
d) Elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.
 
e) Interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.
 
Resposta certa: E
 
Comentário. O antibiótico impede a síntese de proteínas da bactéria, levando a alterações nas atividades vitais e impedimento da multiplicação do microrganismo.
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *