Dica de Biologia – Malária. Caiu no Enem.

paraestudar
Dica de Biologia – Malária. Caiu no Enem.

A malária é uma doença típica de regiões tropicais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no final do século XX, forma registrados mais de 600 mil casos de malária no Brasil, 99% dos quais na região amazônica. Os altos índices de malária nessa região podem ser explicados por várias razões, entre as quais:

a) As características genéticas das populações locais facilitam a transmissão e dificultam o tratamento da doença.

b) A falta de saneamento básico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malária nos esgotos não tratados.

c) A inexistência de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doença.

d) A temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

e) O Brasil é o único país do mundo que não implementou medidas concretas para interromper sua transmissão em núcleos urbanos.

Resposta certa: d

Comentário. As condições ambientais da Floresta Amazônica, tais como temperatura elevada e altos índices pluviométricos, favorecem a proliferação do mosquito Anopheles, responsável pela transmissão do Plasmodium, agente causador da malária. Esse agente é um parasita unicelular protozoário, que infecta os glóbulos vermelhos (ou eritrócitos) e se reproduz dentro deles, ocasionando ciclos de febre.

Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *