Dica de Sociologia – Movimentos culturais & Sistemas de comunicação. Caiu no Enem

paraestudar
Dica de Sociologia – Movimentos culturais & Sistemas de comunicação. Caiu no Enem
 
O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação – essencialmente a internet e os meios de comunicação – porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores; e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
 
Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado)
 
Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que “os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais”. Castells afirma que a comunicação e a mobilização são fundamentais e que elas ocorrem essencialmente através da internet e de sistemas de comunicação. É exatamente isso que vemos no contexto egípcio de 2011, quando as redes sociais possibilitaram a mobilização política e popular que culminou na queda do governo citado.
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *