Dica de Física – Rejeitos radiativos. Caiu no Enem.

paraestudar
Dica de Física – Rejeitos radiativos. Caiu no Enem.
 
Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”. Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de:
 
a) ( ) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
b) ( ) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.
c) ( ) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.
d) ( ) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
e) ( ) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
Resposta: letra (a)
Resolução. O problema do lixo atômico é que ele emite radiações nocivas por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *