Dica de Física – Energia geotérmica. Caiu no Enem.

paraestudar
Dica de Física – Energia geotérmica. Caiu no Enem.

A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 ºC. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir temperaturas de até 370 ºC sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização (Roger A. Hinrichs e Merlin Kleinbach. Energia e meio ambiente. Ed. ABDR, com adaptações). Depreende-se das informações acima que as usinas geotérmicas:

a) ( ) utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.
b) ( ) funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica.
c) ( ) podem aproveitar a energia química transformada em térmica no processo de dessalinização.
d) ( ) assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.
e) ( ) transformam inicialmente a energia solar em energia.

Resolução: letra (d). Tanto na usina nuclear como na usina geotérmica, o vapor é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar a eletricidade. Portanto, as usinas geotérmicas assemelham-se às usinas nucleares, no que diz respeito à conversão de energia térmica (contida no vapor) em energia cinética (as pás da turbina são movimentadas) e depois, em energia elétrica. Esse tipo de energia não é utilizado no Brasil, pois necessita de regiões vulcânicas ativas. O Japão, a Islândia e a Rússia são alguns dos países que utilizam essa energia. O calor proveniente do magma aquece água e produz vapor, que é utilizado para movimentar turbinas e, no gerador, produzir energia elétrica.

Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *