Dica de História – Justificativas históricas para a localização da capital brasileira. Caiu no Enem.

paraestudar
Dica de História – Justificativas históricas para a localização da capital brasileira. Caiu no Enem.
 
A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal.
 
Declaração I: José Bonifácio (século 19)
Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas. Desta Corte central dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar.
(Carlos de Meira Matos. Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira.)
 
Declaração II: Eurico Gaspar Dutra (século 20)
Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolítica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital.
(Adaptado de José W. Vesentini. A Capital da geopolítica.)
 
Considerando o contexto histórico que envolve as duas declarações e comparando as ideias nelas contidas, podemos dizer que: “ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país”.
 
 
Esta entrada foi publicada em Para Estudar. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *