Dica de Biologia – Floresta na região tropical. Caiu no Enem.

paraestudar
Dica de Biologia – Floresta na região tropical. Caiu no Enem.
 
Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies. O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar:
a) altitudes elevadas e solos profundos.
b) a ainda pequena intervenção do ser humano.
c) sua transformação em áreas de preservação.
d) maior insolação e umidade e menor variação climática.
e) alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas.
 
Resposta: letra (d)
 
Comentário. As condições ambientais e climáticas proporcionam uma variedade maior de alimento para as espécies. A vegetação é o espelho do clima. No planeta Terra , existem três grandes zonas climáticas: intertropical, temperada e glacial. Na zona intertropical, as características predominantes são as elevadas temperaturas ao longo do ano, com baixa amplitude térmica anual e precipitação média satisfatória para as formações vegetais, favorecendo a grande diversidade de espécies vegetais. Na zona temperada, além da diminuição da umidade, a presença de invernos frios inibe a diversificação das formações florestais.
Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *