Dica de Física

Valor da massa de uma barra de ferro com um peso de 5 quilos. Caiu no Enem. Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.
imgNessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos?

  1. 3,00 kg
  2. 3,75 kg
  3. 5,00 kg
  4. 6,00 kg
  5. 15,00 kg

Resolução: resposta (e)

Comentário. Quando falamos agora em dinâmica, o primeiro passo é desenhar as forças que a barra sofre. Entendendo que: a tração que a corda puxando o arroz exerce sobre a barra de ferro é igual ao peso do arroz, podemos, a partir daí, desenhar as forças do problema que irão entrar em equilíbrio pelo fato de a barra não rodar e nem se mover.

Somatório F = 0
Somatório M = 0
Lembrando que: M = F.d
Parroz.darroz – Pcm.dcm = 0
5.g.3 = Mcm.g.1
Mcm = 15Kg

 

Esta entrada foi publicada em Para Estudar e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *